SEJA BEM-VINDO

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

SEM REMORSO E SEM VERGONHA

A entrevista do professor de criminologia da University of West London – Graham Brooks – publicada em “O Globo” desse dia 26 de novembro me fez vasculhar o dicionário. É que o especialista em anticorrupção, entre outras coisas, disse que é padrão entre os criminosos de colarinho branco “a falta de remorso”. Faz tanto tempo que não lia ou ouvia esta expressão! Não me contive em ir relembrar com argumento de autoridade seu significado. No resumo, o remorso é “um sentimento de aflição ou tristeza” por que passa uma pessoa que tenha cometido um ato reprovável.Lembrei-me imediatamente de quando era criança e tinha medo de colar nos testes e provas. Se tentasse olhar a prova do colega ao lado ou, num assomo de ousadia, folheasse o caderno sob a carteira tentando ler com o indicador a resposta esquecida, parecia-me que todos saberiam o que eu estava fazendo. Chegava a sentir uma placa colada à testa onde se lia em letras garrafais: ESTOU COLANDO. Até aqui, compreendo que o maior sentimento em jogo era o medo. Acho que mais: o pavor de ser pego fazendo algo indevido, desonesto, errado, feio. Aliás, essa era mesma a dimensão que tinha o malfeito antigamente: contrário à razão; que engana alguém; um equívoco; e que é desagradável. 
CCJ da ALERJ aprovando o parecer pela soltura dos
 deputados estaduais do PMDB Jorge Picciani, Paulo
Melo e Edson Albertassi. 
Com uma professora em particular, dona Leíde Dutra, eu e a maioria dos colegas sentíamos remorso antecipado só de pensar em colar alguma questão nos testes dela. A amizade com que nos tratava fazia-nos sentir uma dor profunda só de pensar em trai-la lançando mão de algum meio ilícito para acertarmos a resposta quando não sabíamos ou não nos lembrávamos. Aí já não era simplesmente o medo de ser pego em flagrante delito. Era algo mais. Tratava-se de um juízo acerca do que é certo e do que é errado. Além do que, se caíamos em tentação e cometíamos um ilícito, o remorso ficava corrosivo até provocar um profundo arrependimento capaz de nos fazer pedir desculpas e tentar reparar o erro. O malfeito, naquele tempo, provocava um constrangimento ético, uma vergonha na cara, um abatimento moral normalmente retratado numa tristeza que não se pode esconder.
Mas, certamente, não são da mesma essência dessas jovialidades os crimes do colarinho branco. Ao contrário, além de sua natureza econômica e política, essa espécie de delito, em geral, é praticado por alguém que integra a ordem social, que tem status, que se apresenta respeitável. Aliás, a elite tem se assustado bastante nestes tempos em que, ao contrário da crença quase total, a conduta criminosa não habita exclusivamente as parcelas marginalizadas da sociedade. Hoje, vê-se a maioria dos homens públicos há pouco tão respeitáveis, tão senhores de si, tão inatingíveis irem parar na cadeia sob a acusação de corrupção ativa e passiva, suborno, extorsão, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, associação criminosa etc.
Concordo que falta remorso a esses criminosos. Na mesma medida, sobra um sentimento patrimonialista estupendo. Tratam a coisa pública como sua e são capazes de jurar de pés juntos que a propina e o suborno são justiça salarial feitas a si, por tanto bem que fazem ao povo no serviço público. De outro modo, não consigo entender a falta de limite desses políticos em utilizar seus cargos para, no exercício da função pública, roubar e deixar que roubem. A cada dia, assoma-nos a sensação de que fazem isso sem parar em todo o tempo de seus mandatos e fora deles. E continuarão a fazer, agora que, no dizer do novo diretor geral da Polícia Federal, “uma única mala talvez seja insuficiente para provar crime”.
Placar da votação em plenário dos
deputados presos na operação
Cadeia Velha.
O caso da criminalidade por parte de dirigentes políticos no Estado do Rio de Janeiro é emblemático. As três últimas e ruidosas prisões – dois ex-presidentes da ALERJ mais o deputado líder do governo –, foram determinadas pelo TRF-2 depois que ALERJ exorbitou de sua competência. É assustador! Mesmo tendo consciência das distorções do nosso sistema eleitoral, da capacidade de blindagem desses políticos, e do desserviço do foro privilegiado não era possível saber que o sistema estava assim tão completamente corroído. Confesso que não imaginava que a maioria dos deputados estaduais do Rio tivessem tanta falta de remorso ao traírem a vontade popular para tentar salvar a pele de seus pares ao arrepio da lei, da ética e da moral.
Publicado na OFF-dezembro/2017

Um comentário:

Aline Carla Rodrigues disse...

Confesso que seu texto é um dos melhores lidos por mim, nesta época em que remorso limita-se apenas a alguns indivíduos que dão voz ao povo.
Especialmente sobre o ato de votar.
Parabéns por sua idoneidade!