SEJA BEM-VINDO

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Palavras Cruzadas

Quando eu era menino pequeno lá em Retiro do Muriaé, o mundo era muito diferente e a TV em preto e branco. A gente não tinha Ipad, Ipod, tablet, celular, computador ou câmera digital. A coisa mais moderna de que se tinha notícia era a máquina de calcular. Os pedagogos discutiam se ela poderia ser usada na Escola. Os nossos professores não queriam nem ouvir falar de novas tecnologias; exigiam que a gente usasse mesmo era a cabeça. Nela se devia guardar a tabuada, um sem número de fórmulas, o verbiário, as classes das palavras, a análise sintática verbo ad verbum. E, detalhe, as famílias davam o maior apoio.
Desse tempo, minhas melhores recordações são as coleções. Não havia um só moleque ou menina que não se deixasse enlevar por aqueles conjuntos de objetos que guardavam como se cuida de preservar a própria vida. Há quem conserve até hoje bonecas, selos de correio, tampinhas de refrigerante, cartões postais, papéis de cigarro – com que fazíamos extensas correntes –, fotos de artistas, folhas e flores secas nas folhas do caderno, caderno de assinaturas (alguém ainda se lembra disso?), álbuns de figurinha, bolsilivros (mal vistos por alguns pais), gibis... Ah! os gibis. Mágicos, encantadores! Mas havia, entre tudo, uma coisa guardada como troféu: palavras cruzadas. Jovens que se atreviam a fazê-las eram distinguidos. À época, com o ensino enciclopedista na moda, um bom cruzadista era considerado intelectual.
O jogo das crossword, que remonta a Ramsés II, não é apenas um passatempo. O que já foi objeto de censura da ditadura militar brasileira é hoje utilizado com sucesso nas salas de aula e em preparação para o ENEM e outros exames de seleção. E, – vamos combinar – depois que descobrimos que mente vazia é oficina sim do alemão (Mal de Alzheimer), fazer uma cruzadinha é propedêutico e terapêutico.
Sendo assim, sem outra pretensão que não a de relembrar os velhos e novos tempos, preparei o joguinho abaixo para um singular exercício da memória dos que já têm cinquenta anos, e um tantinho de cultura para os mais jovens. Espero que curtam!

 ITAPERUNA PARA SEMPRE




Horizontal
8. Água de propriedades medicinais
11. Extinta agremiação carnavalesca
14. Ex-distrito emancipado
15. Autora de “O Desenvolver de um município”
17. Alcunha de ex-vereador criador de concurso para ele próprio passar
18. Apelido da única mulher eleita vereadora no município
19. Antigo bar no centro da cidade
20. Bar noturno
24. Maestro
26. Antigo jornal
29. Nunca recebemos a parcela desse imposto por incompetência dos gestores
30. Companhia de Teatro de Itaperuna
31. Pseudônimo de produtora de moda
34. Índios que habitavam a região
35. Imperador que visitou Itaperuna
39. Antigo time de futebol
40. Fábrica de freios
41. Sobrenome artístico de famoso transformista
42. Ex-pároco da São Benedito
43. Famoso hotel
45. Padroeiro
46. Como é conhecido o distrito de Nossa Senhora da Penha
47. Antigo morador de rua, depois recolhido ao Asilo
48. Antigo "preparatório" para o vestibular
49. Famoso diretor do colégio 10 de maio
50. Livro da nossa história
53. Antigo Magazine
54. Terra de Ary Moreira Bastos
55. Ponto turístico no 5º distrito
58. 1ª Faculdade de Licenciaturas
59. Avenida
61. Antiga aguardente que não é mais produzida
 
Vertical
1. Autora do hino do município
2. Médico respeitado
3. Mais badalada professora de língua portuguesa
4. Sobrenome do poeta que dedica “Ode ao café” a Itaperuna
5. Suplente de senador
6. Desbravador
7. Vereador pelo PDT Relator da Lei Orgânica
9. Distrito onde há uma usina hidroelétrica
10. Prefeito morto no exercício do 3º mandato
12. Mais nova Escola Municipal
13. Prefeito que criou o calçadão central
16. Poeta de “Meu sangue flui Fluminense”
21. Espirituoso farmacêutico
22. Última palavra no pórtico da cidade
23. Festa do município
25. Faz muita porcaria na cidade
27. 32 anos de pastoreio na Igreja Batista
28. Nome de rua central
32. Maior tempo de permanência como Secretária de Educação do Município
33. Antigo consertador de rádio em Retiro do Muriaé
36. Distrito onde fica o C. E. Senador Sá Tinoco
37. Banda de sucesso
38. Atual prefeito
41. Peixe que deu origem a um meteórico festival
43. Cantora lírica
44. 7º distrito
48. Velha casa de saliência
51. Artista global
52. Distrito era conhecido como “Oco-do-pau”
56. Clube da melhor idade
57. Jovem violonista
60. Revista da moda
62. Extinto clube popular
63. Antiga sala de cinema desativada
 

Prometi  mostrar a cruzadinha respondida, mas não resisti a completar apenas as vogais "A" para que você tenha mais uma oportunidade de acertar tudo.
Um abraço.

7 comentários:

Anônimo disse...

fofessor muitu legau essa sua encrissilhadinha, so nãu congigo acertar nenhuma filieira. PauLadra seu futuru eteno perfeito

Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP disse...

Caro Mestre e amigo Zé Luiz , estou sem palavras!
Muito legal...Obrigado pela lembrança a minha redondilha.
Amanhã, quando chegar do meu serviço, vou debruçar-me sobre a sua criação que é um desafio(E como Itaperunense não posso fugir a ele)estimulante.
Obrigado!
Celso Corrêa de Freitas

Anônimo disse...

Blogueiro Satiagrara postada no dia 29/09/2011
Que sejam bem vindos defensores da Lei e da Ordem.O Município de Itaperuna,bem como os demais da Região, estão padecendo dos mesmos males que assola este País desde o seu descobrimento.Não precisa de ir muito longe para encontrar as mais diversas improbidades.Para diminuir o trabalho de Vossas Senhorias posso oferecer alguns atalhos para melhor investigar,é notório que os mandatários desse lugar não estão nem um pouco preocupados com imputações,processos e/ou qualquer punição,existe muitas maneiras de recorrer das sentenças reiteradamente,podemos citar o Caso Rosinha e Garotinho.Comece pela Diretoria de Licitação e Contratos,lá é muito fácil encontrar todo o tipo de manobra,tendo em vista que o Titular do Cargo é um velho conhecido de Processos no passado desse setor;ele sabe de tudo que se passa nesse Desgoverno,inclusive,separa cópias de todas as tarefas para futuros dossiês,o indivíduo têm sete vidas,foi afastado pelo Claudão e trazido de Guarapari para o Gabinete pelo seu fiel e comparsa J.L.Escabelo.Procurem os contratos das compras dos medicamentos feitos sempre numa mesma empresa de Miracema conhecida como a “Firma dos Três Anões”.Deem uma passadinha por lá,é um manancial inesgotável de maracutaias.

Beth Vitória disse...

Professor, adoramos a cruzadinha...logo vi os versos do Celso, o nome do Adler ( jovem violonista) e gostaria de publicar no meu blog 1005em movimento, fazer cópias e aplicar como tarefa na sala de aula!
Vou ver se dá para copiar pelo Blog, senão pedirei o arquivo, ok?

Abraços.

Beth Vitória Rezende

Anônimo disse...

Justiceiro disse...
Paulada por uma ironia do destino assumiu a Pasta do Executivo oficialmente em 11/02/2011 mas,já estava prefeito desde ao internação do Claudão no final de 2010 e nesse curto espaço de tempo conseguiu uma ascensão financeira meteórica,digna de folhetim de novela das nove,adquiriu um POSTO DE GASOLINA em São José de Ubá,um imóvel de padrão luxo para a sua amante que mora na Favela da Maré - é isso mesmo que vocês estão pensando,ele vai muito para o Rio de Janeiro para se encontrar com a sua amante,adquiriu também um edifício em Itaboraí,vários imóveis em Niteroi e São Gonçalo,e uma mansão no Morro dos Médicos por quase R$ 2.000.000,00(dois milhões de reais),tem também um Hyundai Azzera,um Crossfox presenteado pelo Dejair Tesoureiro,vulgo DEDÊ da Prefeitura.Visivelmente delatado pela sua própria arrogância,estupidez e total falta de senso.Paulada é o expoente às avessas da classe política Itaperunense que,antes de entrar para a coisa pública fala muito em povo,comunidade,honestidade e outros vocábulos que possam encobrir a desfaçatez incontida pela platitude de seus discursos ora patético,ora uma patacoada só.
Itaperuna é maior e mais importante do que aqueles que por esse momento a saqueiam,pilham impiedosamente,sugam todos os seus justos recursos extraídos de todo o Povo Brasileiro.Por um momento parece que a agonia não terá mais fim diante de um turbilhão de denúncias irrefutáveis e que essa súcia não faz questão nenhuma de esconder.
O que esse ex Secretário de Saúde fez na Pasta de que foi Titular desde o início do Governo Paulada,foi repetir a mesma fórmula de seus antecessores,compras sem licitação e quando o fazem com licitação, ela é tendenciosa,contratação de muitos funcionários por meio de diversos meios e todos ilegais,RPA’s,cargos comissionados,contratação indireta por meio de Firmas de fachada e de fornecedores da Prefeitura,fisiologismo deslavado.
Para conseguir ficha para consulta ou exame só se falar com os lacaios do Prefeito (é um monte de escroques que não daria para enumerá-los nesse espaço),Somente numa Drogaria situada no Centro da cidade foi efetuada uma compra de medicamentos no valor de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) isso foi feito por um contador irmão de dois defensores desse governo e sem licitação, também há noutras Secretarias um volume enorme de viagens com recebimento de diárias a título de participação em eventos e comissões pelo País afora; a quantidade de pessoas contratadas não só na Secretaria Municipal de Saúde, como em todos os setores dessa Administração desastrosa para o nosso Município é imensa, na tentativa de fazer um número grande de cabos eleitorais para as próximas Eleições, é gritante as irregularidades, desvio de finalidade, prevaricação, peculato, concussão, e total desrespeito com as Instituições e o POVO ITAPERUNENSE.

Professor Zeluiz disse...

Meu caro "Anônimo", acho que você tem tanto a contribuir com Itaperuna; entretanto, o anonimato lhe tira a legitimidade. Pense nisso!

Anônimo disse...

Em itaperuna o Ministério Publico na pessoa do Promotor Chequer pega o ladrão nepotista do Thiago Armont roubando e mesmo com as devidas provas em mão não prende ou afasta da sua função, Com certeza o promotor Chequer levou seu Cheque de natal. Ainda o Tiago ameaça o repórter Adilson Ribeiro de suspender sua verbinha mensal de quase R$ 10 mil para tirar a matéria que falava do assunto do seu Blog. Quem devemos recorrer para essa cidade seguir a lei?
kkkkkkk