SEJA BEM-VINDO

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL


Quando eu era menino pequeno lá em Retiro do Muriaé, quase ninguém pronunciava alguns dos nomes de Satã. Além do medo que nos fora impresso pela cultura cristã de atrair o Capeta, os designativos de Satanás eram todos considerados palavrões que só os meninos mal educados ousavam xingar. As pessoas mais velhas, ao precisarem falar o nome do Bicho Ruim, usavam o qualificativo “inimigo”. Então, diziam que o Inimigo tentou fulano de tal, por isso ele matara sicrano ou beltrano, ou roubara alguma coisa, ou teria tido um comportamento inconveniente qualquer. E depois, esconjuravam-se e persignavam-se como para se livrarem de ter atraído o Tinhoso ao pensarem nele ou ao proferirem seu apelido. Naquele tempo, o povo atribuía a qualquer atitude humana fora dos padrões sociais a uma tentação do Príncipe das Trevas. Nos casos mais graves, de repetidas safadezas, dizia-se que o indivíduo estava endemoninhado, possuído por Lúcifer; só um exorcista poderia dar jeito. Era a crença romântica de que toda criatura nasce boa, que o batismo a torna ainda melhor e a conversão, definitivamente, a faz santa. Uma forma de eximir a todos da responsabilidade por seus atos, atribuindo-os a alguma inexorável força alienígena.

Mesmo hoje, quando a sociedade avança na compreensão da natureza humana e da organização social, há espaço para reduzir tudo à eterna disputa entre Deus e o Diabo, entre o bem e o mal. O corpo social brasileiro é majoritariamente mítico por força de uma colonização de base cristã. Aliás, essa mistura mística e de raças, que faz a originalidade do nosso povo, leva-nos a uma percepção da realidade quase sempre opaca. É como diria Roberto Campos – por quem nunca tive simpatia -, o brasileiro é a mistura da cultura do privilégio, com a da magia, com a da indolência. Eu diria que é por isso que nos impingimos e aceitamos axiomas como “o brasileiro tem memória curta”, “daqui a pouco já ninguém se lembra disto” e outros.

A manter a crença de que o país é o centro da disputa entre Deus e o Pai da Mentira, o campeonato já está praticamente perdido pela agremiação celeste. Ainda mais depois desses últimos jogos em que o senado brasileiro vem vencendo todas por W.O. Deus do céu! Claro que sei não haver nenhum santo lá no Congresso Nacional - viu o Pedro Simon tremendo sob as ameaças de Collor? Afinal, terem um Conselho de Ética e Decoro Parlamentar - já há projeto para acabar com o CEDP, não se precisa mais - é só outra das enganações do Tinhoso. São as más influências do Demônio que têm feito o presidente do senado, que também é imortal, negar o inegável, certamente. Ele é um bicho atentado. Tenho uma colega de trabalho que, diante da tragicomédia dos ditos e desditos, acha que o Sarney está ficando doido; esta é uma outra forma de dizer que a culpa não é dele; também, com uma biografia daquelas...

Mas, chegue o ouvido aqui, mais perto: o que está acontecendo com o atendimento dos postos de saúde em Itaperuna? Parece que erram todos os diagnósticos. Quem autorizou o assassinato de uma árvore de 26 anos que dava uma bela sombra na praça central de Itajara? As saúvas disseram que a danada jogava muita folha no chão; que lhes davam bastante trabalho pra varrer. Hum! quem tá vencendo o jogo por aqui?!

Lembro-me do Macunaíma, de Mário de Andrade, trepado num caixote dizendo que os males do Brasil - e de Itaperuna, portanto! - é “pouca saúde e muita saúva". Mas, a culpa... deve ser do Diabo, é claro!

13 comentários:

bethvitori@hotmail.com disse...

Lemos hoje na Revista...muito bom!!!!!!!!!!!!!!!! Postamos no Outra Revista.

Valeu professor!!!

Ayron disse...

Acho q quer dizer que o mundo está ficando perdido , com tantas coisas que vem acontecendo!!!
Nos temos que rever oq estamos fazendo e proucurar sermos melhores!!!

João pedro de souza ramos disse...

Eu achei esse texto muito bacana e muito interressante

Elenine Pereira disse...

É, esse texto me fez mais uma vez ter certeza de tudo que as pessoas penssam e dizem que:
_A culpa é sempre do diabo e não do homem.
Acho eu que isso não é verdade..

jose renam disse...

o texto esta muito maneiro veleu zeluiz

eduardo tavares sa disse...

eu acho que todos brasileiros arrumam
desculpa para seus atos.

amanda disse...

Acho que estamos fazendo tudo de errado e a palavra de DEUS está se cumprindo .
dizem que podem pecar que DEUS perdoa , mais eu tenho uma coisa pra dizer...
DEUS ama o pecador mais não ama o pecado.
Se vermos nossos erros e tentar-mos modificálos talvez teremos uma chance,
moral de tudo ,
não fale o que falam , falem o que acham e pensam de lá do fundo do coração.

carlos alberrto disse...

Acho que esse texto mostra que a umanidade culpa o diabo por seus atos.

orlando701 disse...

O professor disse muitas coisas sábias que acontecem hoje.

carliésio701 disse...

A maiooria das coisas que acontecem no planeta hoje de ruim e culpa do inimigo.

Weslley 6 série disse...

O texto conta que temos dois caminhos o bem e o mal,muitas das vezes o retribuindo para o mal como assim:Xingando as pessouas de capeta diabo de filho da puta e se paramos para analisar.isso só ajuda o mal e não o bem entao vamos ver se vai adianta alguma coisa,para mim não adiantou nada faça entao seu teste fique uma semana sem Xingar as pessouas ai voçê vera como vai mudar sua vida.

silvio 701 disse...

eu achei legal esse testo.

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Muito bom o texto: com a mensagem transmitida sendo de muito fácil entendimento. Parabéns!