Quando eu era menino pequeno lá em Retiro do Muriaé, o mundo era muito diferente e a TV em preto e branco. A gente não tinha Ipad, Ipod, tablet, celular, computador ou câmera digital. A coisa mais moderna de que se tinha notícia era a máquina de calcular. Os pedagogos discutiam se ela poderia ser usada na Escola. Os nossos professores não queriam nem ouvir falar de novas tecnologias; exigiam que a gente usasse mesmo era a cabeça. Nela se devia guardar a tabuada, um sem número de fórmulas, o verbiário, as classes das palavras, a análise sintática verbo ad verbum. E, detalhe, as famílias davam o maior apoio.
Desse tempo, minhas melhores recordações são as coleções. Não havia um só moleque ou menina que não se deixasse enlevar por aqueles conjuntos de objetos que guardavam como se cuida de preservar a própria vida. Há quem conserve até hoje bonecas, selos de correio, tampinhas de refrigerante, cartões postais, papéis de cigarro – com que fazíamos extensas correntes –, fotos de artistas, folhas e flores secas nas folhas do caderno, caderno de assinaturas (alguém ainda se lembra disso?), álbuns de figurinha, bolsilivros (mal vistos por alguns pais), gibis... Ah! os gibis. Mágicos, encantadores! Mas havia, entre tudo, uma coisa guardada como troféu: palavras cruzadas. Jovens que se atreviam a fazê-las eram distinguidos. À época, com o ensino enciclopedista na moda, um bom cruzadista era considerado intelectual.
O jogo das crossword, que remonta a Ramsés II, não é apenas um passatempo. O que já foi objeto de censura da ditadura militar brasileira é hoje utilizado com sucesso nas salas de aula e em preparação para o ENEM e outros exames de seleção. E, – vamos combinar – depois que descobrimos que mente vazia é oficina sim do alemão (Mal de Alzheimer), fazer uma cruzadinha é propedêutico e terapêutico.
Sendo assim, sem outra pretensão que não a de relembrar os velhos e novos tempos, preparei o joguinho abaixo para um singular exercício da memória dos que já têm cinquenta anos, e um tantinho de cultura para os mais jovens. Espero que curtam!
 ITAPERUNA PARA SEMPRE
| Horizontal8. Água de propriedades medicinais11. Extinta agremiação carnavalesca14. Ex-distrito emancipado15. Autora de “O Desenvolver de um município”17. Alcunha de ex-vereador criador de concurso para ele próprio passar18. Apelido da única mulher eleita vereadora no município19. Antigo bar no centro da cidade20. Bar noturno24. Maestro26. Antigo jornal29. Nunca recebemos a parcela desse imposto por incompetência dos gestores30. Companhia de Teatro de Itaperuna31. Pseudônimo de produtora de moda34. Índios que habitavam a região35. Imperador que visitou Itaperuna39. Antigo time de futebol40. Fábrica de freios41. Sobrenome artístico de famoso transformista42. Ex-pároco da São Benedito43. Famoso hotel45. Padroeiro46. Como é conhecido o distrito de Nossa Senhora da Penha47. Antigo morador de rua, depois recolhido ao Asilo48. Antigo "preparatório" para o vestibular49. Famoso diretor do colégio 10 de maio50. Livro da nossa história53. Antigo Magazine54. Terra de Ary Moreira Bastos55. Ponto turístico no 5º distrito58. 1ª Faculdade de Licenciaturas59. Avenida61. Antiga aguardente que não é mais produzida  | Vertical1. Autora do hino do município2. Médico respeitado3. Mais badalada professora de língua portuguesa4. Sobrenome do poeta que dedica “Ode ao café” a Itaperuna5. Suplente de senador6. Desbravador7. Vereador pelo PDT Relator da Lei Orgânica9. Distrito onde há uma usina hidroelétrica10. Prefeito morto no exercício do 3º mandato12. Mais nova Escola Municipal13. Prefeito que criou o calçadão central16. Poeta de “Meu sangue flui Fluminense”21. Espirituoso farmacêutico22. Última palavra no pórtico da cidade23. Festa do município25. Faz muita porcaria na cidade27. 32 anos de pastoreio na Igreja Batista28. Nome de rua central32. Maior tempo de permanência como Secretária de Educação do Município33. Antigo consertador de rádio em Retiro do Muriaé36. Distrito onde fica o C. E. Senador Sá Tinoco37. Banda de sucesso38. Atual prefeito41. Peixe que deu origem a um meteórico festival43. Cantora lírica44. 7º distrito48. Velha casa de saliência51. Artista global52. Distrito era conhecido como “Oco-do-pau”56. Clube da melhor idade57. Jovem violonista60. Revista da moda62. Extinto clube popular63. Antiga sala de cinema desativada   | 
Prometi mostrar a cruzadinha respondida, mas não resisti a completar apenas as vogais "A" para que você tenha mais uma oportunidade de acertar tudo.
Um abraço.
 
