SEJA BEM-VINDO

sábado, 2 de junho de 2012

NAVEGAR PELA INTERNET NÃO É PRECISO


Os benefícios da web já vimos desfrutando há muito; mas, definitivamente, também as mazelas da internet entraram de vez na vida social. Parece que agora as faturas têm chegado caras e vencidas; a Carolina Dickman que o diga.
Sempre pontuei que as pessoas decididas a preservar sua privacidade devessem ficar longe das redes sociais, facebook e afins. Eu não tinha a dimensão das possibilidades dos hackers, crackers e X9 virtuais; de sua capacidade endoscópica que pode invadir nossas entranhas e e-mails. Claro que deixam os rastros pelo caminho da inconfidência possibilitando o flagrante e a punição, mas aí... é casa arrombada e Inês morta.
Para além das pertinências e impertinências dessa nova configuração da vida em sociedade em que a internet se impõe como espaço do achamento, do encontramento e da conversação é preciso nos lembrar todos da perda de um sentido humano fundamental nas relações: a percepção fina que o olho no olho propicia. De toda sorte, não tenho dúvidas de que o ser humano é capaz de desenvolver habilidades suficientes para superar os desafios que vêm e virão surgindo nesse afã de colar os “tais caquinhos do velho mundo”.
Nas eleições presidenciais de 2010, a internet teve um papel, senão decisivo, bastante pronunciado e sacudiu a própria legislação sobre o assunto. Todos nos lembramos da guerra de marketing travada no front virtual da webimprensa: sítios de jornais, blogs, redes sociais. Agora, nas eleições municipais, muito mais do que vitrine, a internet tende a ser uma ágora de intensa manifestação de idéias, opiniões, denúncias, maledicências, falsidade e extorsão virtual em tempo real. A própria ministra Carmem Lúcia – TSE – disse que o twitter é uma mesa de bar virtual. Os comícios, portanto, virão para dentro de nossas casas através dos portões digitais.
Ninguém estará imune ou protegido contra a invasão das campanhas políticas em sua vida. Não se terá o direito à indiferença, ao descaso ou à apolitização. Os bombardeios não terão hora marcada nem espaço delimitado. Não há casamatas.
O mestre em Administração, Stephen Kanitz, tem usado a expressão “vigilância epistêmica” – preocupação que todos nós devíamos ter com relação a tudo o que lemos, ouvimos e aprendemos de outros seres humanos, para não sermos enganados. Significa não acreditar em tudo o que é escrito e é dito por aí. – a fim de nos alertar sobre os perigos que rondam os navegadores desse mar de informação, contra-informação e desinformação que é a internet.
No bom nome da liberdade de expressão, as pessoas têm, justamente, o direito de dizer o que pensam e mesmo a reproduzir e ampliar o que pensam outras. Gosto de recordar que nossa Carta Magna é muito objetiva em repudiar a censura à opinião. Entretanto, no decantado artigo 5º, que cuida de anunciar a nossa igualdade perante a lei, o inciso IV anuncia que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. E este é um ponto fundamental sobre o qual devemos cuidar de ficar atentos: a assinatura dos interlocutores. Precisamos ter pelo menos o crédito de saber com quem estamos falando e a quem estamos lendo e/ou ouvindo antes da curiosidade desmedida e burra de sair clicando links por aí.
Não estou declarando guerra à internet, apenas lembrando que nela habitam o trigo e o joio - o que os separa é a credibilidade sem fiador e o cheque caução. Se de tudo precisar navegar pela internet diariamente, saiba que não há mapa preciso e o mar não é o da tranquilidade.

Publicado na revista Estilo OFF - junho/2012